sábado, 15 de março de 2008

Adoro estudar a "metodologia científica". Acredito que se os docentes e discentes tivessem maiores esclarecimentos do que a mesma trata, e assimilassem os procedimentos da busca científica, teríamos mais resultados registrados de pesquisas científicas.
A falta de professores qualificados nesta disciplina e o fato da mesma não ser trabalhada em mais momentos dos currículos escolares, leva muitos dos alunos a não saberem de sua importância na vida acadêmica. Só vão lembrar ou perceber esta importância, quando estão elaborando TCC, Monografia, Dissertação ou Tese.
Pode-se dizer que nossos currículos escolares não formam alunos que problematizam, que buscam, que analisam e consideram. Percebe-se que há manipulação do saber pronto... Um saber produzido por um "poder" invisível, manipulado. Busco, não visualizar este poder, no momento, mas de buscar melhorar a formação dos professores, melhores planejamentos escolares com currículos adequados onde a escola está inserida...
Toda e qualquer mudança necessita de planejamento e, para isto, deve projetar e, desta forma, organizar os momentos de busca para se chegar a um resultado a ser avaliado para, novamente definir outras buscas... Resumindo, se não soubermos atender as etapas de uma busca, não conseguiremos atingir as mudanças necessárias. Estas “etapas” estão nos procedimentos estudados na “metodologia científica”.
Dóris M. D. Goedert