domingo, 3 de agosto de 2008

Muito se discute sobre a formação do professor, buscando identificar neles, os motivos dos problemas sociais da atualidade. Resolvi, então, me unir a estes pesquisadores, direcionando e aprofundando meus conhecimentos na busca da IDEOLOGIA DA FORMAÇÃO HUMANA, delimitado para o cotidiano educacional, donde são formados os cidadãos e... Professores.
Para tanto, busco extrair, bibliograficamente, a ideologia contida nos Plano Nacional da Educação, Parâmetro Curricular Nacional, Lei de Diretrizes e Bases e Projeto Político Pedagógico para compreender e propor mudanças.
Tenho como hipótese, que a ideologia contida nestes documentos, é direcionada à formação de alunos “prontos” impedindo, ou dificultando, a prática de metodologia e didática para formar “investigadores”. Esta prática permite buscar o que quer saber... Possibilitando a formação à criticidade e autonomia e, então, possível de intervirem na sociedade, propondo e agindo na sua construção, contrário à formação de “seres humanos” que “assistem” a uma série de barbáries que acontecem às vistas de todos sem ação, crítica, voz...

Nenhum comentário: